O seu site imobiliário é uma extensão do seu cartão de visitas, apresentando você e seus imóveis, mas devemos saber como explorar todo o seu potencial.
Se você explorá-lo corretamente, vai aumentar muito suas vendas ou locações.
Bom, todo site imobiliário deve atender à três necessidades básicas, são elas:
- As necessidades do corretor ou da imobiliária
- As necessidades tecnológicas
- E principalmente as necessidades do cliente.
Quais são as necessidades do corretor ou da imobiliária
- Uma delas é apresentar você ou sua imobiliária de maneira coerente, digo coerente pois as imobiliárias e corretores têm perfis diferentes entre si. Algumas estão mais focadas em trabalhar com imóveis de alto padrão, outras com o padrão Minha Casa Minha vida, umas com lançamentos imobiliários e também tem aquelas que trabalham mais com locação.
- Permitir cadastrar os imóveis de maneira fácil e rápida, o sistema que vai ser a base para o cadastramento dos imóveis precisa ser simples, prático e permitir que o imóvel seja cadastrado de forma rápida porém completa. Ele não precisa apenas cadastrar as informações que vão aparecer no site, ele também pode registrar e fornecer dados restritos do imóvel para ajudá-lo no dia-a-dia, ou seja, pode ter as informações do proprietário, data de vencimento de opção.
- Diminuir seu trabalho, integrando seus imóveis com os portais imobiliários. É muito comum além de divulgar os imóveis nos portais imobiliários. Ter que cadastrar o imóvel em seu site (dados e fotos) depois repetir todo o processo novamente num portal é um trabalho repetitivo que toma muito tempo. Imagine não ter que ficar cadastrando seus imóveis duas, três ou mais vezes o resto da vida, pois o seu software faz esse trabalho por você.
- Fornecer relatórios e estatísticas detalhadas dos acessos aos imóveis. Seu imóvel está cadastrado, mas ele está sendo acessado, e é importante você saber quantos cliques ele está recebendo em um período ou em uma determinada data. Você ao fazer uma divulgação de um imóvel poderá saber naquele dia se houve retorno de sua ação de marketing.
- Atualmente é comum fomentar parcerias entre outras imobiliárias e corretores oferecendo um imóvel em parceria. Agora imagine se você pudesse ter os imóveis daquele parceiro que você sempre faz venda ou locações diretamente em seu site. Ele atualiza o imóveis no sistema dele e os imóveis dele aparecem em seu site automaticamente juntamente com os seus. Isso não é só um site e sim uma ferramenta que proporciona mais negócios para ambos.
Quais são as necessidades tecnológicas
- Hoje os sites modernos precisam se adaptar ao dispositivo utilizado, principalmente celulares. Mais da metade dos acessos acontece por meio de dispositivos móveis. Existem três tipos de sites:
Sites que funcionam em computadores, mas não funcionam em celulares. Se esse é o seu caso, pare tudo e mude o mais rápido possível.
Sites que funcionam em computadores, mas funcionam em celulares da mesma maneira que nos computadores, isso também não é bom, pois a usabilidade e leitura são bastante dificultosas.
Sites responsivos funcionam nos computadores de uma forma e se adaptam aos celulares de tal maneira que chegam a mudar o layout, favorecendo a usabilidade e principalmente a leitura das informações.
- O site deve ser compatível com os mecanismos de buscas. Não adianta ter um bom site se ele não estiver aparecendo no Google.
- Também deve estar construído sob uma base de tecnologias que proporcionem velocidade
Quais são as necessidades do cliente
- Possua um site com design clean e prático, pois se cliente não quer chegar em seu site e ter que aprender a usá-lo. Ele deve achar o imóvel o mais rápido possível, sem complicações.
- As fichas descritivas devem conter informações detalhadas, com fotos grandes, mapas, vídeos.
- A pessoa está procurando por imóvel e quer informações sobre ele, portanto quer informações completas. Coloque-se no lugar do cliente; você se interessaria por um imóvel em que não sabe qual é o valor do condomínio? Creio que não.
- Dê liberdade para seu cliente poder se comunicar com os meios que ele preferir.
- O que eu quero dizer é que quando alguém se interessar por seu imóvel facilite a comunicação. Ele pode querer compartilhar esse imóvel numa rede social, enviar a ficha desse imóvel para alguém pelo WhatsApp e até mesmo, querer conversar com o corretor pelo WhatsApp. A forma de se comunicar mudou e o seu site permite isso?
Marketing Digital
Ter um bom site é o primeiro passo, mas você também deve divulgá-lo.
Quando você recebe um imóvel, você pensa em divulgá-lo, mas quais os esforços que voce despende para divulgar o seu site? Para isso existem diversas técnicas no marketing digital para que .
- Evidenciar sua marca para possíveis clientes nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn)
- Usar o poder que um vídeo tem nas redes sociais.
- Mostrar anúncios no Google na hora que seu cliente está lhe procurando ou com remarketing (aparecer para que já teve algum contato com você ou sua marca).
Invista em um site moderno e prático, explore essas tecnologias, conquiste mais clientes e gere mais negócios.
Já vi muitas imobiliárias investindo em carro para atender seus clientes, na fachada da imobiliária, na sala de reunião, mas quando chega no site o investimento não é na mesma proporção. O site é um dos principais veículos de divulgação dos imóveis, e existe o investimento no site e também na divulgação dele.
Espero que essas informações ajudem você na escolha do seu site, e claro, essas características você as encontrará em nossos serviços.
Se você é um corretor de imóveis ou uma imobiliária, e esteja pensando em criar ou mudar o seu site imobiliário, fale conosco, pois há mais de 15 anos estamos estudando esse mercado e aperfeiçoando nossos sistemas para que você tenha melhores resultados.
Fundador da Empresa PróMentor – Info Center. Formado em 1993 pela FESP. Mais de 20 anos dedicados ao setor de tecnologia da informação voltado para geração de resultados para o mercado imobiliário.