Parabéns às imobiliárias e corretores de imóveis que estão fugindo dos tradicionais anúncios imobiliários (placas, jornais, folders) e estão cada vez mais usando os meios digitais, ou seja, Google Adwords, Instagram ou Facebook.
Mas será que suas campanhas estão sendo criadas com base em dados reais ou apenas em achismos?
Ao criar uma campanha publicitária muitas são as opções que podemos escolher, algumas tão fáceis de criar e produzir que qualquer um pode fazer um anúncio, mas isso não é sinônimo de um ótimo resultado.
Outras mais complexas que exigem mais dedicação, porém trazem melhores resultados, sejam tanto pelo formato, bem como horário de veiculação, mas principalmente pela segmentação do perfil do público que será apresentado o anúncio, pois de nada adianta apresentarmos um excelente produto para o público errado.
Portanto é muito importante conhecer o seu público alvo, e o que vamos apresentar agora é uma série de informações, baseada um uma amostragem bem significativa para que você possa ser mais assertivo no marketing digital e obtenha o melhor resultado possível em suas campanhas publicitárias.
Por traz de uma campanha publicitária muitos fatores que impactam no bom resultado podem estar envolvidos, por isso é aconselhável deixar a cargo de um profissional especializado na criação de suas campanhas, claro que uma imobiliária ou corretor de imóveis pode fazer suas campanhas sozinhos, mas estamos aqui querendo mostrar que para obter melhores resultados, se for executada por um especialista, melhores serão os resultados, da mesma forma que um proprietário poderá vender seu imóvel sozinho, mas terá muito mais êxito ao deixar a cargo uma imobiliária ou corretor especialista.
Ao pensar na estratégia do anúncio que vai ser veiculado, é muito importante saber qual é o público interessado e também o que ele mais busca.
Vamos conhecer o perfil de quem mais busca imóveis
Vale a pena lembrar que ao ver um imóvel, se a mulher não gosta do imóvel, mas o homem gosta, a negociação não vai pra frente, mas o mesmo não acontece quando o homem não gosta e a mulher sim, portanto vemos aqui a grande influência que a mulher tem na decisão, por isso é muito importante pensarmos nos anúncios tendo esse perfil feminino a mente.
Ao invés de fazer um anúncio genérico, sem segmentar seu público, é a mesma coisa que distribuir panfletos a esmo, você o entrega pelo simples fato da pessoa estar passando por perto naquele momento, mas qual o potencial dele em interessar-se pelo seu produto? Diferentemente de atacarmos pessoas com um perfil determinado.
Podemos melhorar o desempenho das nossas campanhas tanto pelo perfil do público alvo como também pelo seu comportamento, ou seja, tanto pelo momento que ele está mais propício a receber seu material como pela forma, um exemplo é ver seu material no WhatsApp às 20:00 da noite na cama, pode ser melhor que receber uma ligação na empresa em horário comercial, ou então um panfleto na rua.
Vamos a alguns fatores e dados dos perfis dos clientes que estão procurando imóveis, com eles você poderá determinar melhor os detalhes de sua campanha.
98% das pessoas utilizam WhatsApp praticamente todos os dias; qual foi a última vez que você fez alguma ação usando esse canal de comunicação?!
Principais motivos que as pessoas procuram imóveis
Fatores, em ordem, que levam as pessoas a escolherem um imóvel
“Com isso podemos prever que venderíamos fácil e rapidamente um imóvel com o preço correto, seguro, próximo à supermercados e de fácil acesso, e se o anúncio estivesse sendo direcionado para pessoas do sexo feminino, casadas, com 1 filho e idade entre 25 e 44 anos. ”
Mas esse pode não ser o perfil do seu imóvel ou do seu público, então o que fazer?
Uma das possibilidades é direcionar sua estratégia para pelo menos algum desses fatores ou perfis, se o seu imóvel tem um bom preço, mas não esteja na melhor localização, explore o fator preço, ao invés de anunciar para todos os públicos direcionar para o fator idade, sexo ou estado civil específico trará contatos mais qualificados, e esse é um lado ótimo do marketing digital, poder segmentar o seu público alvo.
Mas não devemos parar por aqui, ainda existem outros fatores que podemos levar em consideração para melhorar os resultados das campanhas.
Quais são os horários ou as formas de devemos abordar os possíveis clientes?
Ter em mente como é o comportamento do dia-a-dia do consumidor também pode melhorar seu desempenho publicitário, ou seja, as pessoas que procuram imóveis em estão em casa ou no trabalho? Em qual horário elas fazem isso? Qual o canal de comunicação mais utilizado para procurar imóveis? Qual o meio que elas preferem se comunicar? Outro item importante ainda para melhorar esse desempenho é o de como, quando e em quanto tempo temos para entrar em contato com o interessado.
Se eu lhe dissesse que os interessados mais procuram imóveis no horário do almoço ou a noite (20:00) via mensagens textuais, mas espera aí! Nesse horário você não está atendendo!
Se eles entram em contato nesse horário e rapidamente (5 ou 10 minutos) você retornar, suas chances de se comunicar com eles aumentam, pois provavelmente ainda vão estar no computador ou tratando desse assunto, mas se você retornar apenas no dia seguinte, no horário comercial e por telefone, eles estiverem trabalhando e não puderem lhe atender, suas chances diminuem.
Se o seu anúncio pudesse ficar apenas um dia no ar, qual dia da semana você escolheria? O que quero dizer com isso é, qual é o dia da semana que as pessoas estão mais determinadas a procurar imóveis, segunda-feira ou sábado? Se quiser ter um melhor resultado, faça seus anúncios nas segundas-feiras.
Se você está procurando por um produto, obviamente vai querer saber sobre as principais informações dele, se você vai comprar uma impressora jato de tinta, vai querer saber qual é o custo dos cartuchos, certo? E quando alguém vai comprar ou alugar um imóvel?! É obvio que ela vai querer saber o valor do imóvel, bem como do valor do IPTU e Condomínio, imagine o quanto é frustrante não apresentar essas informações no produto, você se sentiria confortável em comprar? Talvez você não tenha essas informações, mas estamos aqui falando sobre melhorar seus anúncios e isso vai melhorar seus resultados, mesmo que você coloque valores estimados, portanto cadastrar os imóveis o mais completo e corretamente possível ajudará muito, vejo muitas profissionais dessa área se esforçando muito para captar o imóvel, mas na hora de colocá-lo na vitrine relaxa, principalmente com as fotos do imóvel, é aqui que ocorre o primeiro contato do consumidor com o imóvel, portanto capriche nas fotos, faremos em breve um conteúdo específico de como melhorar suas fotos.
Outra coisa, cada vez mais as pessoas estão preferindo se comunicar por mensagens textuais do que por chamadas de voz, as chamadas por voz podem interromper a atividade que a pessoa esteja executando e isso pode ser um pouco inconveniente, no entanto, uma mensagem de texto, (WhatsApp, Messenger ou e-mail) o interessado pode responder quando for um melhor momento para ela.
Novamente, se os seus anúncios fossem as segundas-feiras, priorizassem o horário do almoço ou das 19:00 às 21:00 via mídias digitais com informações detalhadas dos imóveis e o seu retorno do contato for o mais rápido possível, seu retorno publicitário também será melhor.
Outra questão é a continuidade desses contatos, digamos que você recebeu um pedido de informações sobre um tipo de imóvel e prontamente respondeu ao interessado, caso ele não retorne mais quem vai lhe lembrar de voltar a contatar essa pessoa nas próximas semanas ou meses? Eu digo isso pois quando alguém começa a procurar um imóvel ela manda contato para vários corretores, na primeira semana vários respondem, mas dificilmente ela vai fechar com alguém tão cedo, pois não é uma decisão fácil e depende de vários fatores.
Em média:
dos compradores levam até 6 meses para decidir a compra de um imóvel. | |
dos inquilinos ou locatários levam até 30 dias para decidir por qual imóvel devem alugar. |
Portanto, o interesse de seu cliente não expira em uma semana, porém qual corretor volta a entrar em contato com eles após esse período? Faça isso você e o atenderá quase sem concorrência, pois poucos fazem isso, para lhe ajudar nesse processo é que recomendamos o uso dos CRM Imobiliários, sistemas que auxiliam os corretores a fazerem uma melhor gestão de seus contatos.
Outro ponto muito importante é, no Face book mais de 80% dos acessos são feitos por dispositivos móveis, e você fez um anúncio perfeito, no horário certo, para as pessoas certa e elas clicaram nele, foram para o seu site, mas seu site não funciona corretamente em celulares, se esse é o seu caso, pare tudo agora e providencie isso o mais rápido possível, são inúmeros os fatores importantes para você tenha um site para divulgar imóveis que seja responsivo, que se adapte à tela do dispositivo que o estiver acessando, seja ele um computador, notebook, tablet ou celular.
Piloto Automático
Muita atenção nesse quesito, você como profissional do mercado imobiliário está diariamente tratando de assuntos relacionados a isso a todo tempo e algumas coisas se tornam muito comuns ou óbvias, mas quando você estava começando?! Nem tudo foi tão fácil assim, portanto não coloque as coisas no piloto automático, achando que o cliente também sabe tão bem das coisas como você sabe, você lembra do seu primeiro imóvel com processo de financiamento? Quais seriam todos os trâmites e papéis necessários, pois é, imagine agora para um consumidor que não trabalha com imóveis? Ele não sabe como algumas coisas funcionam, e pode ter várias dúvidas, ele não sabe sobre o processo de compra, ou na locação quais são as garantias exigidas, se o imóvel tem algum impedimento ou não, até mesmo se o preço que ele vai pagar é aquele mesmo, se não seria menor ao comprar direto com a incorporadora ou proprietário, quais serão os impostos ou as taxas a pagar, portanto dar a devida atenção ao cliente nesse momento e explicar os detalhes com atenção pode lhe transformar no “corretor dessa pessoa” lhe resultando nessa venda e em várias outras que ele lhe indicar.
Claro que no mundo “nem tudo são flores”, muitos clientes ou até mesmo concorrentes vão tentar de vários artifícios para conseguir vantagens, mas uma coisa é trabalhar pensando na maioria, outra é pensando nas exceções, ou onde lhe dá mais resultados, mas isso é com vocês.
Para finalizar, gostaria de passar nesse conteúdo que o perfil, comportamento das pessoas, bem como os meios de comunicação e formas de abordagem tem mudado muito, e muito rápido, em algumas cidades há poucos anos atrás (três anos talvez) o principal veículo de comunicação era o jornal, mas as coisas mudaram tanto que eles simplesmente já deixaram de existir, e você corretor de imóveis? Nesse período, quanto você mudou? Será que trabalha da mesma forma de três anos atrás, também não vai deixar de existir?!
Por isso, caso tenham interesse em melhorar seu site imobiliário, ter um CRM imobiliário ou melhor desempenho em suas campanhas de marketing digital, conte com nossos serviços.
Muitas dessas informações foram extraídas de um material disponibilizado por Mariana Ferronato diretora de marketing do portal imobiliário Viva Real, que foram obtidas de uma amostragem significativa do portal e de suas pesquisas, podendo variar dependendo da sua região de atuação.
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Fundador da Empresa PróMentor – Info Center. Formado em 1993 pela FESP. Mais de 20 anos dedicados ao setor de tecnologia da informação voltado para geração de resultados para o mercado imobiliário.
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